terça-feira, outubro 06, 2009

O Circo ainda pode ser o que era!!!

Há anos e anos que não via um espectáculo de circo, por variados motivos.

Com o tempo, apercebi-me, que o circo que estava habituada a ver em criança, pela altura da Feira de Santa Iria tinha desaparecido.


Tenho ainda na minha mente a imagem daqueles grandes espectáculos que incluiam leões, elefantes, trapezistas, etc, etc...


Ainda me lembro do último circo decente que vi, por volta dos 10 anos que tinha um espectáculo com água e luz accionado por um piano em que os repuxos e luzes se movimentavam conforme a música tocada.


Voltei ao circo quando fui mãe e desde já digo: "Que desgosto!!!"


Aquilo era do pior, era das coisas mais deprimentes que já assisti até hoje.


O mais parecido com o show de leões do meu tempo era agora um numerozito de caniches e a substituir os imponentes elefantes, deambulavam pela arena uns tristes dromedários esfomeados e mal tratados.


À 3.º ou 4.ª experiência destas neguei-me a voltar a assistir a uma coisa assim e sempre que as meninas traziam da escola os bilhetes que o circo lá distribuia quando passavam aqui pela nossa cidade na esperança de que os oferecendo aos filhos eles arrastassem os pais, nunca mais voltei a um. Aliás, fazia tudo para passar longe do acampamento deles e assim não lembrar a sua presença às minhas crianças.


No entanto na sexta-feira passada acampou por cá o circo Vitor Hugo Cardinali, e tendo em conta que é anunciado como o melhor e de 1.ª qualidade em Portugal e porque até me ofereceram uns bilhetes, lá fui eu com a famelga toda atrás.


E só posso dizer, que voltei a ser criança, naquele momento!!!


Voltaram os leões (à excepção do sr. domador já não pôr a cabeça na boca do leão, vá-se lá saber porquê não é???Que Pena!!!).


Voltaram os elefantes, os trapezista, os ilusionistas e até os palhaços que eu sempre detestei, eram agora muito mais engraçados! (chegou a doer-me os maxilares de tanto rir...)


Sentia-se no ar um enorme cheiro a pipocas e a minha mente viajou de novo para a alegria dos meus 9 aninhos.


A minha Matilde que é o terror em pessoínha, ficou estarrecida e portou-se que nem um anjinho.


Fartou-se de bater palminhas e não parava de falar no "bicho-cão" (os leões).


Lindo ainda, foi quando os leões se começaram a esfregar na rede sem parar e um deles de repente, em grande jacto, fez xi-xi e acertou na Sofia e na Carlota! Foi chato, mas não nos conseguimos controlar e tivemos que partir a moca a rir! Também quem nos mandou ficar mesmo à frente??? Quisemos ver 1.º, olha azar!!!


A Tia Dulce (ama da Matilde e da sua amiga Carlota), que passou quase o tempo todo com elas ao colo só lhes dizia: "Aquilo não se faz ouviram", "Aquilo é perigoso"...


Ai não! já tava era a prever que hoje elas chegavam lá a casa e desatavam a treparar por todo o lado, que nem trapezistas ou a morderam-se uma à outra como os "bichos-cão".


Acabou tardissímo, mas sem dúvida que valeu a pena...


E, apesar de tudo o que para aí tenho lido, achei os animais deste circo muito bem tratados, limpos e acarinhados, portanto Parabéns e continuem a fazer o circo da minha infância...